Imprimir  Adicionar ao favoritos
Home |  Orgãos Sociais |  Comunicados |  Formação |  Documentos |  Petanca |  Calendários |  Contactos 
 
O que é a petanca
 

A petanca é um jogo de origem francesa, criado no princípio do século XX. O seu nome deriva da expressão “pieds tanqués”, que significa pés juntos. Jogada em todo o sul da Europa, a petanca foi trazida para Portugal na década de 80 pelos emigrantes, e é no Algarve, onde a prática é comum e bastante conhecida, que tem maior aceitação.

Mais do que apenas um jogo, é já considerada um desporto, e existem Federações Nacionais que regulamentam a sua prática. É uma actividade de grupo, que se pratica em equipas de número variável de jogadores – triplas (3x3, com 2 bolas cada um) e duplas (2x2, com 3 bolas cada um) – ou individualmente (1x1, com 3 bolas cada um). O jogo consiste no lançamento de uma série de bolas metálicas, com o objectivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira (cochonette), lançada previamente por um jogador.

A petanca tem a vantagem de não ser uma actividade cara e de se poder praticar em qualquer terreno plano, de preferência arenoso, e por qualquer pessoa. Homens ou mulheres, velhos ou novos, fortes ou fracos, todas as pessoas podem “atirar as bolas”. A petanca não conhece nem sexo, nem idade, nem estatuto social.

Desporto simples, exercita, contudo, capacidades mentais e físicas que vão para além das exigidas num passatempo banal. Os praticantes desenvolvem concentração, habilidade, inteligência, paciência, estratégia e resistência muscular.

 
 
Conceitos básicos do jogo
 
 
Galeria de imagens da federação portuguesa de petanca
 
Instituto português desporto e juventude
 
Plano Nacional de Ética no Desporto
 
Confederation Europeenne de Petanque
 
Confederation Europeenne de Petanque
 
Confederação do Desporto de Portugal
 
Comité Olímpico de Portugal
 
Municipio de São Brás de Alportel
 
OBUT - Premier em Petanque
 
Apbsa
 
Apa
 
Apzcn
Copyright © 2010 Federação Portuguesa de Petanca | Todos os direitos reservados